Skip to content
Home Notícias Notícias Concurso para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC)
Concurso para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC) PDF Imprimir
Ter, 17 de Fevereiro de 2009 10:52

Este concurso de 31 de maio de 2009 será financiado pelo Ministério da Saúde e, portanto, terá as inscrições gratuitas.

 

Concurso para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC)

O concurso vem ocorrendo desde 2004 e apenas eventualmente acontece de maneira descentralizada. A Associação Médica Brasileira (AMB) mudou as regras em 2008 e passou a exigir, para quem não fez residência na área, no mínimo o dobro dos anos da residência da respectiva área. Como Medicina de Família e Comunidade são dois anos de residência, exigem-se no mínimo quatro anos de experiência em atendimento ambulatorial de crianças, gestantes, mulheres, adultos e idosos, o que deve ser comprovado para a homologação da inscrição. Quem concluiu a residência em Medicina de Família e Comunidade pode fazer o concurso apenas com os dois anos da residência, mediante apresentação do certificado de conclusão da residê ncia. Os egressos de outros programas de residência necessitam dos quatro anos de experiência em Medicina de Família e Comunidade.

O concurso consiste em prova de múltipla escolha e análise de currículo dos que obtiveram pelo menos 60% de acertos. Portanto, passar na prova não garante a certificação automática.

Este concurso de 31 de maio de 2009 será financiado pelo Ministério da Saúde e, portanto, terá as inscrições gratuitas. A AMB cobra a confecção do diploma dos que passaram no concurso e a SBMFC não retém nenhuma porcentagem desse valor. Para que uma cidade seja habilitada à sede, tem que haver um número mínimo de 40 inscritos. Os inscritos escolhem três possibilidades de cidade, entre as disponíveis na inscrição, e são informados após as homologações das inscrições em qual delas fará a prova. Em raros casos pode ocorrer de nenhuma das cidades escolhidas ser habilitada, então esses candidatos terão a opção de escolher uma das já habilitadas, conforme informações e cronograma a ser anunciado no site www.sbmfc.org.br.

Vale lembrar que algumas cidades já exigem a titulação para se trabalhar na estratégia Saúde da Família e outras estão pagando adicional para quem tem essa qualificação. Portanto, se você preenche os requisitos, faça o concurso.

 

Menu Principal